Fechar

@InProceedings{GerentePereFirm:2016:SaCaCo,
               author = "Gerente, J{\'e}ssica and Pereira, Heloisa Helena and Firmino, 
                         Larissa Corr{\^e}a",
          affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and 
                         {Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)} and 
                         {Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)}",
                title = "A sa{\'{\i}}da de campo como recurso did{\'a}tico para o ensino 
                         da geomorfologia",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2016",
         organization = "Simp{\'o}sio Nacional de Geomorfologia, 11. (SINAGEO)",
             keywords = "Ensino de Geomorfologia, Sa{\'{\i}}da de Campo, Est{\'a}gio de 
                         Doc{\^e}ncia.",
             abstract = "Este trabalho refere-se a relatos de uma pr{\'a}tica de ensino em 
                         Geografia durante o Est{\'a}gio Curricular Supervisionado. A 
                         pr{\'a}tica e a observa{\c{c}}{\~a}o foram realizadas em uma 
                         turma de primeiro ano do ensino m{\'e}dio da Escola de 
                         Educa{\c{c}}{\~a}o B{\'a}sica (E.E.B) Sim{\~a}o Jos{\'e} 
                         Hess, em Florian{\'o}polis, Santa Catarina. O tema geral abordado 
                         no est{\'a}gio foi relevo, onde foram ministradas aulas a 
                         respeito das formas, compartimentos, agentes end{\'o}genos e 
                         ex{\'o}genos de forma{\c{c}}{\~a}o do relevo e 
                         rela{\c{c}}{\~a}o sociedade-natureza. Al{\'e}m das aulas 
                         te{\'o}ricas e demais atividades, realizou-se uma sa{\'{\i}}da 
                         de campo intitulada Volta a ilha, devido ao fato da mesma ter 
                         ocorrido na parte insular de Florian{\'o}polis e cujos aspectos 
                         did{\'a}ticos s{\~a}o o enfoque deste trabalho. Como 
                         reflex{\~a}o e an{\'a}lise do per{\'{\i}}odo de est{\'a}gio, 
                         percebeu-se que a atividade de melhor aproveitamento e 
                         entrosamento por parte dos alunos, ao entendimento das autoras, 
                         foi a sa{\'{\i}}da de campo, uma vez que os alunos puderam 
                         reconhecer os processos naturais e sociais empiricamente.",
  conference-location = "Maring{\'a}, PR",
      conference-year = "15-21 set.",
             language = "pt",
           targetfile = "11º Sinageo - A SA{\'{\I}}DA DE CAMPO COMO REC...D{\'A}TICO 
                         PARA O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA.pdf",
        urlaccessdate = "28 abr. 2024"
}


Fechar