@InProceedings{GerentePereFirm:2016:SaCaCo,
author = "Gerente, J{\'e}ssica and Pereira, Heloisa Helena and Firmino,
Larissa Corr{\^e}a",
affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and
{Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)} and
{Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)}",
title = "A sa{\'{\i}}da de campo como recurso did{\'a}tico para o ensino
da geomorfologia",
booktitle = "Anais...",
year = "2016",
organization = "Simp{\'o}sio Nacional de Geomorfologia, 11. (SINAGEO)",
keywords = "Ensino de Geomorfologia, Sa{\'{\i}}da de Campo, Est{\'a}gio de
Doc{\^e}ncia.",
abstract = "Este trabalho refere-se a relatos de uma pr{\'a}tica de ensino em
Geografia durante o Est{\'a}gio Curricular Supervisionado. A
pr{\'a}tica e a observa{\c{c}}{\~a}o foram realizadas em uma
turma de primeiro ano do ensino m{\'e}dio da Escola de
Educa{\c{c}}{\~a}o B{\'a}sica (E.E.B) Sim{\~a}o Jos{\'e}
Hess, em Florian{\'o}polis, Santa Catarina. O tema geral abordado
no est{\'a}gio foi relevo, onde foram ministradas aulas a
respeito das formas, compartimentos, agentes end{\'o}genos e
ex{\'o}genos de forma{\c{c}}{\~a}o do relevo e
rela{\c{c}}{\~a}o sociedade-natureza. Al{\'e}m das aulas
te{\'o}ricas e demais atividades, realizou-se uma sa{\'{\i}}da
de campo intitulada Volta a ilha, devido ao fato da mesma ter
ocorrido na parte insular de Florian{\'o}polis e cujos aspectos
did{\'a}ticos s{\~a}o o enfoque deste trabalho. Como
reflex{\~a}o e an{\'a}lise do per{\'{\i}}odo de est{\'a}gio,
percebeu-se que a atividade de melhor aproveitamento e
entrosamento por parte dos alunos, ao entendimento das autoras,
foi a sa{\'{\i}}da de campo, uma vez que os alunos puderam
reconhecer os processos naturais e sociais empiricamente.",
conference-location = "Maring{\'a}, PR",
conference-year = "15-21 set.",
language = "pt",
targetfile = "11º Sinageo - A SA{\'{\I}}DA DE CAMPO COMO REC...D{\'A}TICO
PARA O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA.pdf",
urlaccessdate = "28 abr. 2024"
}